Para escolher o biquíni certo, a mulher precisa conhecer as proporções do seu corpo, pois as peças podem ajudar (e muito!) a melhorar o equilíbrio silhueta. É importante identificar seus pontos fortes e fracos, para que o biquíni possa destacar o que deve ser mostrado.


Estrutura Baixa


As Baixinhas devem usar alças marcantes, que enfatizam essa linha vertical. Modelos com alças estampadas e coloridas ficam bem, inclusive frente única. Na parte de baixo, o modelo cintura baixa ajuda a alongar o tórax, mas deve ter as laterais fininhas para evitar o encurtamento das pernas e consequente achatamento da siluheta. Para quem é baixinha e magrinha, vale explorar também elementos que agreguem volume, como babados, metais e brilhos. Cuidado com chapéus, bolsas e acessórios muito grandes. Eles ficam desproporcionais ao tamanho da mulher.

 

Quadril Estreito

A mulher com quadril estreito tem no biquíni um grande aliado. A peça deve contribuir para criar desenho na silhueta e, para isso, o efeito deve ser alargar o quadril e enfatizar a linha vertical do top, afinando a região central, para criar ilusão de cintura fininha. Primeiro, abuse de tops com estampas verticais e em cores bem contrastantes com seu tom de pele. A ideia é destacar a linha vertical do top, inclusive com o uso de tomara que caia. Na parte de baixo, volumes extras nas laterais. Podem ser laços grandes, ou aplicações de metais e detalhes que agreguem o volume na região lateral, para quem observa a silhueta de frente. Os biquínis com cintos ou com faixas verticais em cores diferentes na parte de baixo são perfeitos.

Seios Pequenos

Seios pequenos precisam que o biquíni agregue volumes extras, muito além da modelagem com o bojo push-up. Babados, bordados, plissados e efeitos gerais no tecido e acabamento são muito importantes e agregam informações que ampliam os volumes. Estampas claras, florais e temas grandes também ajudam. Para ficar ainda maior, alças usadas frente única podem deixar o colo mais bonito, dependendo do formato do seio da mulher.

Acima do Peso

As mulheres acima do peso podem usar os maiôs modernos. É uma pela elegante, que atualmente incorpora tendências de moda para deixar a mulher chique e atual. Mas o biquíni também está liberado, desde que seja um top mais largo nas laterais e com alças reforçadas. Na parte de baixo, calças maiores, com cintura média que cubra a barriguinha. O tamanho correto também é importante. Contemplar os seios da forma correta, sem deixar volumes escapando para a lateral ajuda a emagrecer a silhueta. Na hora de escolher as cores, prefira os tons mais fechados (não precisa ser o preto, necessariamente). Vale a cartela do verde escuro, auzl marinho,e bordô, e avermelhados mais escuros. Evite estampas com temas grandes e de fundo claro, que ampliam demais.

Estrutura Alta

O biquíni ideal para as mulheres altas é o tomara que caia. A ausência de alças elimina uma linha vertical do visual e contribui para parecer mais baixa. O top sem alças também cria uma única linha horizontal, pertinente para quem quer disfaçar a estatura. A parte de baixo pode alongar o tórax, se tiver a cintura mais baixa,ou manter as proporções do corpo caso seja um modelo mais reto e tradicional. Mulheres altas também podem abusar dos chapéus maiores e aderir sem medo ás maxi bolsas de praia, que ficam proporcionais á sua estatura.

Quadril Largo

Quem tem o quadril largo tem duas necessidades. Primeiro, usar uma peça que neutralize esse volume e depois tentar atrair o olhar para a parte superior do corpo. Para isso, invista nas calças retas na lateral e sem volumes extras no quadril. O modelo com laçinho na lateral está proibido, assim como as estampas claras na parte de baixo, que deve ser em cor escura e neutra. Ideias tangas com lateral mais larguinha, pra evitar apertar as gordurinha na lateral do corpo. Na parte de cima de cima, tops chamativos, bordados, coloridos e estampados são perfeito. A ideia é coordenar com uma das cores da parte de baixo, mas deixar todos os holofotes voltados á parte superior do biquíni.

Seios Grandes

Seios grandes precisam de sustentação e não combinam com cortininha ou tops que deixam os volumes escaparem para as laterais. Nesse caso, são ideais modelos com laterais reforçadas e alças mais largas. Escollher o tamanho correto é fundamental para conteplar todo o volume. Quando a mulher usa um biquíni que deixa volume escapando nas laterais do seio, parece ainda maior e mais gordinha. Para as mulheres com seios grandes, mas que fazem deles seu ponto forte, vale usar o bojo sem enchimento. Ele pode modelar os seios, sem deixá-los maiores. Mas uma regra é essecial: sentir-se segura e contemplar todo volume do seio deixa a mulher mais magra e autoconfiante.


Mulher Longilínea

As Mulheres longilíneas já tem o corpo propocional e equilibrado e podem aderir ás tendêcias sem medo. Vale atenção especial apenas ás cores das peças, que devem ser sempre diferentes do tom de pele, para criar contraste. Vale aderir aos biquíni com detallhes de metais ou tecidos metalizados, além das estampas da estação sem medo. O ideal é manter as proporções do corpo usando conjuntos sem problemas.